Matheus dos Santos, Joabson
Inicialmente os comércios antes da crise econômica de 1929 eram especializados em um só tipo de vendas de produtos, como os açougues que vendia carnes, os empórios que vendiam produtos de limpeza, entre outros. Eram caracterizados também por um sistema de vendas em que tinha um balcão que dividia de um lado o cliente e do outro lado ficava o balconista.
A crise de 1929 ocorreu nos E.U.A e ocasionou a falência de grandes empresas. Houve também grande desemprego e para aqueles que conseguiram novos empregos tiveram que se contentar com salários baixíssimos.
Depois da década de 30 surgia um novo sistema de vendas que era o autosserviço. Com esse novo sistema o próprio cliente iria pegar suas compras e levar ate o balcão para que suas compras fossem pagas.
Os supermercados no Brasil surgiram com o fim da segunda guerra mundial. Foi os americanos que influenciaram os brasileiros com o seu modo de vida e comportamento. Inicialmente os supermercados chegaram no Brasil com uma ideia de ser direcionados a elite e surgiram em bairros nobres. Um dos primeiros supermercados no Brasil foi o Peg Pag em 1953.
O ranking brasileiro das empresas que faturam mais esta sendo liderado pelo carrefour, logo em seguida em o grupo pão de açúcar e em terceiro o wall-mart no setor supermercadista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário