segunda-feira, 13 de julho de 2015

Setor Supermercadista


Alunos: Felipe e Valdenise
 
  • O comércio tradicional era formado por pequenas lojas especializadas, tais como mercearias, empórios açougues etc. O sistema operacional era o de atendimento pessoal: vendedores e balconistas de um lado do balcão e clientes dos outro. 

  • Em 24 de outubro de 1929, as cotações despencaram na Bolsa de Nova York. Nesse dia cerca de 13 milhões de títulos foram vendidos pela metade do preço. O primeiro resultado da crise de 1929 foi o desemprego em massa. centenas de milhões de americanos ficaram arruinados.

  • Devido a crise de 1929, os comerciantes se uniram e alugaram galpões muitos simples, instalaram prateleiras para expor suas mercadorias. Agora o próprio consumidor se encarregaria de escolher e transportar sua mercadoria (O Tal Autosserviço). Diferente das lojas tradicionais que os clientes não escolhiam nem transportavam suas mercadorias.

  • Há controversas sobre qual teria sido o primeiro supermercado no Brasil. Segundo o consultor Luiz Ratto, a versão mais aceita é que, com diferença de poucos meses, as primeiras lojas foram dos supermercados Sirva-se e Americano , ambos no centro da cidade de São Paulo. Os primeiros supermercados brasileiro eram lojas sofisticadas, localizadas em bairros centrais nobres, que tentavam reproduzir o que havia de mais moderno no comércio.

  • Apesar de todas as crises, o setor sempre apresenta crescimento firme e consistente, com crescimento superior ao da economia. A expansão pelo ganho de mercado sobre o comercio tradicional continua, embora de forma mais suave, uma vez que o supermercados já são o modelo dominante na comercialização de alimentos.
As três empresas lideres são:
1° Carrefour com faturamento de: 19.257.330.564
2° Grupo Pão de Açúcar com faturamento de: 18.762.182.376
3° Wal-Mart com faturamento de: 15.002.403.199


Nenhum comentário:

Postar um comentário