Nomes: Andersen Santos e Gabriel Queintil
-Como era o comércio tradicional de alimentos:
Até o surgimento dos supermercados ocorrido primeiramente nos Estados Unidos durante os anos 1930 a comercialização de alimentos e produtos de higiene e limpeza era feita por simples comércios, formados predominantemente por pequenas lojas especializadas, tais como mercearias, empórios, açougues, quitandas, lojas de secos e molhados, feiras livres entre outras. O sistema operacional era o de atendimento pessoal: vendedores e balconistas de um lado do balcão e clientes do outro.
-A crise de 1929:
Os anos 20 foram realmente uma grande festa! Nessa época, as ações estavam valorizadas por causa da euforia econômica. Esse crescimento econômico era artificial e aparente, portanto logo se desfez.
De 1920 a 1929, os americanos compraram ações de diversas empresas. De repente o valor das ações começou a cair. Os investidores quiseram vender as ações, mas ninguém queria comprar. Esse quadro desastroso culminou na famosa “Quinta-Feira Negra” (24/10/1929 - dia que a Bolsa sofreu a maior baixa da história).
-Sistema de Autosserviço:
Surgiu com a crise de 1929, afim de economizar, pois a mesma estava intensa, antigamente existiam galpões muito simples, e fora das áreas tradicionais de comércio. Afim de economizar, dispensar os empregados que antes atendiam os clientes, com isso os próprios consumidores se encarregariam de escolher e transportar suas mercadorias.
-Como surgiu o Supermercado no Brasil:
Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) cresceu muito o imperialismo americano internacionalmente. Com isso, o chamado american way of life (modo de vida americano) começou a concorrer, trazendo novidades, nela estava o novo modelo de comercialização de alimentos, o supermercado.3
Os primeiros supermercados no Brasil eram sofisticados para a época, localizavam-se em bairros nobres. E teve um contrantes com os supermercados americanos, onde lá surgiram com preços baixos e voltado para a população empobrecida, no território brasileiro foi lançado como simbolo de sofisticação, avanço e modernidade, isso 20 anos depois.
-Características do Rank ABRAS:
Carrefour: 40%
Pão de Açúcar: 35%
Wal-Mart: 20%
Outras empresas 5%
As informações acima da ABRAS é do ano de 2013 por tanto ela pode sofrer mudanças de acordo com as pesquisas de 2014, e 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário